domingo, 28 de outubro de 2012

Treinamento Surf - Treinamento Mental para o Surf - parte I

Eae Galera !!!

     Esta é a primeira postagem de treinamento para surf.

Inicio com algumas informações a respeito do treinamento mental, utilizado por surfistas como por exemplo Kelly Slater, Gabriel Medina, Mick Fanning, entre outros tops da elite do surf mundial, aproveitem para evoluir o surf.

     Os primeiros indícios deste tipo de treinamento tem suas origens com Platão e Simoniades, a mais de 2500 anos, no qual era enfatizado a importância da visualização mental para que se conseguisse uma melhor memorização de locais e conteúdos.
     Como treinamento para o Surf, basicamente consiste no exercício de imaginar o movimento sem executa-lo fisicamente.

     É dividido em 3 fases:

- Treinamento Verbal - descrição verbal do movimento técnico, utilizando a auto-intuição;

- Treinamento Ideo-motor - é executado por meio da imaginação e reações cinestésicas do próprio movimento, no qual o atleta imagina-se executando os movimentos e também suas sensações;

- Treinamento por Auto-observação - observação do próprio movimento técnico ou de outros atletas, por meio de vídeos ou fotos;

     O treinamento mental divide-se ainda em 2 grupos:

- Somático - baseado em técnicas de relaxamento que possibilitam a queda da frequência cardíaca e das ondas cerebrais, tendo como consequência a redução das tensões emocionais, em especial da ansiedade. Este tipo de treinamento mental aumenta a concentração e melhora a capacidade de assimilação do movimento.

- Cognitivo - são utilizadas técnicas para a reabilitação de lesões, redução das fadigas, da sensibilidade à dor, aumento da auto-confiança, relaxamento muscular e bloqueio de pensamentos negativos.

     Além do aperfeiçoamento do gesto motor, também o equilíbrio da homeostase geral irá proporcionar um maior domínio na realização dos movimentos.

* homeostase - estado de equilíbrio orgânico onde todas as funções estão em perfeita harmonia.

É isso ae galera, agora é treinar, ir surfar e ver se funciona...

                                  Aloha e good vibes !!! Tárek Roveran e Larissa Guimarães



Um comentário:

  1. Melhor postagem amor!
    to orgulhosa de vc!
    texto de fácil compreensão e com conteúdo
    to orgulhosa de vc!
    Aloha e te amo
    e
    bora surfar!

    ResponderExcluir