quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Surf - Minha perspectiva Surfistica...

Eae Galera !!!

     Nesta postagem, reúno algumas informações, vivências e experiências profissionais, na tentativa de transmitir ao leitor, alguns conhecimentos técnicos e um ´´algo a mais de surf sob a minha perspectiva surfistica".  

     Esporte, lazer, hobby e trabalho, assim podemos entender o SURF nos dias atuais.
     Particularmente, penso que o surf se tornou um ´´vicio``, uma terapia do corpo, da mente e da alma, capaz de fazer com  que muitos ´´amantes das ondas`` deixem suas tarefas diárias, pelo simples prazer de cair no mar.
    E, não vem de hoje esta vontade de explicar ou entender de onde surge esta sensação proporcionada pelo ato de surfar uma onda. Alguns, afirmam ser algo inexplicável, que só quem surfa pode sentir, e acabamos por atribuir a culpa por isto ao conhecido ´´vírus do surf`", que, uma vez adquirido, nos acompanha por toda a vida.
    O SURF ou HE´E NALU como era conhecido no ano 1.000 D.C., teve suas origens no Hawai, e conquistou o mundo no inicio do século XX, quando o hawaiano Duke Paoa Kahanamoku quebrou o recorde olímpico dos 100 metros livres na natação, em Estocolmo, declarando na ocasião ser surfista e este ser o seu treinamento.
    Quase extinto em 1820, por conta da imposição de missionários, hoje alcança a fama de um dos esportes mais conhecidos no mundo, isto em decorrência de inúmeros esforços e a grande influência da  mídia, que desde os anos 50, vem trabalhando na produção de filmes e documentários que mostrassem o cotidiano e a vida dos surfistas, que, com suas tatuagens, parafina no cabelo, brincos e colares hippies, inventam estilos, difundem conceitos e lançam moda.
     Hoje em dia, não são difíceis de encontrar escolas e centros de treinamento especializados no ensino teórico e prático do Surf, pois a demanda de ´´novos surfistas`` cresce a cada dia.
     Além de ser um ótimo exercício cardiovascular e respiratório, estudos mostram ainda como benefícios de sua prática, o combate ao sedentarismo, diabetes e obesidade (em uma hora de Surf, perde-se em média 650 kcal), a redução no níveis de colesterol, triglicerídeos, ácido úrico e açúcar no sangue, o estimulo na produção de endorfina (hormônio do bem-estar), a melhoria nas capacidades físicas (força, equilíbrio e flexibilidade por exemplo), aumento da auto-estima e auto-confiança, o estreitamento dos laços com a natureza e, sem falar naquela sensação de êxtase após uma ´´session de surf```.
     Concluindo, o Surf encanta e realiza, longe de ser apenas um esporte, ele dita o seu modo de viver e encarar o mundo, nos transpõe da realidade estressante que nos cerca em alguns momentos, para uma ´´terra do nunca``, onde nada nos incomoda (as vezes o crowd, o vento ou a merrecagem ), mas...teorias a parte, pegue uma prancha, um leash, parafina, procure um profissional capacitado a ensina-lo a surfar com segurança e BOAS ONDAS.

                                                               Tárek Roveran
Educador Físico e Instrutor de Surf em Itacaré - BA - Brasil



 Aloha e good vibes !!! Tárek Roveran e Larissa Guimarães

a ´´mágica``


lagend - Greg Noll


o pioneiro



Eu - Praia da Tiririca - Itacaré - BA



PURA VIDA - ALOHA SPIRIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário